CATEGORIAS

ÚLT POSTS

728X90

Olá pessoas, tudo bom?

    O post de hoje vai para quem quer começar a costurar ou é iniciante na costura. Toda artesã, costureira ou estilista que se preze tem que ter um kit desse pronto para levar para qualquer lugar e com todas as ferramentas essenciais de se ter no atelier.
    Apesar da minha não tão vasta experiência, vou listar aqui as ferramentas que eu acho que são indispensáveis para a costura.

  Lembrando que aqui não vou citar tecidos, aviamentos e etc, apenas ferramentas que são imprescindíveis para todos os projetos de costura.

    Vamos começar? Segue a lista.

  • Fita métrica



   Ela é essencial para tirar as medidas do corpo, conferir as medidas do molde e para fazer marcações no tecido. Geralmente a fita métrica tem 1,5 metro de comprimento. Quanto ao sistema de medição, existem fitas que ambos os lados são em centímetros e outras que, um lado é em centímetros e o outro lado em polegadas.

  • Tesoura
   Tenha de preferências duas tesouras grandes e boas. Uma você usa para cortar somente tecidos e a outra somente para papel. Nunca use a mesma tesoura para as duas coisas, pois isso prejudica o corte da tesoura e diminui o tempo de vida da mesma.

  • Tesoura de arremate

   O próprio nome já diz, você usa para arrematar. Ideal para deixar perto da máquina de costura e cortar aquelas sobras de linha do tecido, deixando o acabamento mais bonito e sem fiapos.

  • Tesoura de picote
   Geralmente nas partes curvas do tecido, temos que dar picotes no tecido com a tesoura antes de desvirar a peça. Podemos fazer isso com a tesoura comum, mas a tesoura de picote facilita muito o trabalho, além dela também ser muito boa para usar em tecidos que desviam.

  • Desmanchador de costura
   O desmanchador de costuras é muito usado para desmanchar uma costura que você tenha feito errado sem estragar o tecido. Ele serve também para abrir casa de botão.

  • Linha
   Sem ela você não costura, mas também não precisa sair comprando todas as cores e tons que existam. Dê preferência as cores básicas e mais utilizadas.

  • Agulha de mão
   Mesmo que você só costure usando a máquina de costura, é sempre indicado ter no seu kit umas agulhas de mão, para o caso de você precisar alinhavar a peça, fazer algum detalhe ou até fazer o ponto invisível.

  • Alfinete
   Utilizado para prender o molde ao tecido, marcar bainhas ou acertos na peça, serve também, para segurar vários tecidos ao levar na máquina de costura. Prefira os de cabeça de vidro ou os compridos e bem fininhos.

  • Marcador de tecido
   Ele é utilizado para riscar o molde de tecido. Hoje no mercado da costura você encontra vários tipos, giz, lápis, caneta que apaga e etc. Escolha o que você melhor se adaptar e tenha sempre um para tecido claro e outro para tecido escuro.

  • Agulha para máquina
   Para cada tipo de tecido existee uma numeração de agulha diferente, além disso, as vezes acontece da agulha quebrar. O ideal é ter várias agulhas de numeração diferente e sempre ter algumas de reserva.

  • Bobinas
   Se você trabalha usando a máquina de costura, o ideal é ter várias bobinas e algumas já cheias com as linhas que mais usa. Assim, facilita o trabalho e evita a perda de tempo.

  • Alfineteiro
   O alfineteiro é sempre bom para manter seus alfinetes juntos e ao mesmo tempo a mão para usá-los. Existem vários modelos e formatos. Tem alfineteiro para máquina, pulso, para mesa e etc. Eu como sou bem estabanada, tenho um magnético, assim evito de derrubar eles por aí.

  • Régua ou Réguas de modelagem
   O mais indicado para costura é ter uma régua de um bom tamanho e transparente, pois assim facilita na hora de fazer a medição ou de riscar algum molde. Para quem trabalha com Patchwork existem réguas especificas. As réguas de modelagem são muito usadas por quem faz roupa, então não é uma ferramenta necessária caso você trabalhe com outra coisa.

  • Cortador circular
    Ideal para cortar várias camadas de tecido ao mesmo tempo, deixando o corte perfeito. O cortador é muito usado no Patchwork, mas para quem gosta, pode ser usado em outros projetos de costura também. Eu adoro.

  • Placa de corte
    A placa de corte é ideal para quem trabalha usando estilete ou o cortador circular, pois ela evita com que você deixe a sua mesa com marcas de corte.

    Bem acho que citei todos os materiais. Se esqueci de algum ou você acha que deveria ter outras ferramentas nesse kit de costura, deixa aqui abaixo nos comentários.

Beijos e até a próxima.

0
Comentários
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *